quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Unidades Estratigráficas

As unidades estratigraficas podem definir-se como um tipo de hierarquização caracterizada por unidades geólogicas, com base nas suas características litológicas, fisico-quimicas e/ou cronológicas. Na análise de um corte geológico, por exemplo, o estratigrafo pode ter a necessidade de fazer uso desta definição (unidade estratigráfica); assim temos os principais tipos de unidades estratigráficas: unidades litoestratigráficas, unidades biostratigráficas e unidades cronoestratigráficas.


*Unidades Litoestratigráficas

As unidades litoestratigráficas são definidas, segundo o Guia Internacional de Estratigrafia, como um conjunto de estratos que é definido e reconhecido segundo as suas propriedades litológicas ou por conter propriedades litológicas em comum, que sirvam para agrupar os estratos. As unidades litoestratigráficas podem ainda ser sub-divididas em unidades litoestratigráficas formais e unidades litoestratigráficas informais.

As unidades litoestratigráficas formais seguem, igualmente, uma caracterização hierarquizada por forma a termos, segundo o Guia Internacional de Estratigrafia:


*Grupo(1)

*Formação(2)

*Membro(3)

*Camada(4)

*(1)Grupo: segundo o Guia Internacional de Estratigrafia, estabelece-se a possibilidade de agrupar, duas ou mais, formações (sendo esta a unidade primária na classificação litoestratigráfica) contíguas com propriedades litológicas que sejam comuns entre si.


*(2)Formação: como foi dito em "(1)" a formação é a unidade fundamental a ser definida pelo estratigrafo, numa análise sequencial de determinado corte geológico. A formação, como unidade primária, é a única onde será necessária uma divisão a nível litológico, numa coluna estratigráfica. Ainda em relação a esta unidade formal, segundo o Guia Internacional de Estratigrafia, não se estabelecem limites numéricos para a espessura de uma formação mas sim, um critério em que esta seja uma unidade representável em mapas e cortes geológicos. Outro critério na definição de formação será a sua nomenclatura. São três termos que a definem: a palavra formação, a litologia e o terceiro termo será a localidade em que a formação é definida, por exemplo, "Formación Calizas de Bovalar, Formación Arenas de Utrillas, etc" (Torres, 1994: 202).


*(3)Membro: na hierarquia de uma caracterização formal de unidades litoestratigráficas, surge subsequentemente à formação, a unidade designada por membro. Esta unidade, tal como a formação, não tem um limite numérico para a sua espessura, no entanto, possui propierdades litológicas que destoam das partes adjacentes da formação. É ainda de notar que uma formação não está sempre subdividida por membros, a menos, que a sua definição seja importante numa análise, feita pelo estratigrafo. Tal como a formação, o membro numa sequência estratigráfica quando é definido, segue uma nomenclatura. Os critérios serão os estabelecidos como no caso da formação, isto é, a palavra membro, litologia e nome da localização geográfica. Por exemplo: "Miembro calizas y margas de Calanda" (Torres, 1994:202).

*(4)Camada: é a unidade com menos ranking na hierarquia duma caracterização litoestratigráfica formal.

*Unidades Biostratigráficas
Podemos definir, muito sinteticamente, as unidades biostratigraficas como um conjunto de estratos que apresentam quer na vertical, quer lateralmente um conteudo fossilifero susceptivel de os individualizar dos demais estratos.

As unidades biostratigraficas, ou também designadas como biozonas, diferenciam-se em vários tipos:
*ZONAS DE CONJUNTO ou CENOZONAS*
*ZONAS DE EXTENSÃO*
1-Zona de Extensão Vertical (simples, composta ou concomitante);

2-Zona de Oppel;

3-Filozona.

*ZONA DE ACME OU APOGEU*

*ZONA DE INTERVALO*

*ZONA DE CONDENSAÇÃO*

Unidades Cronoestratigráficas

Este tipo de unidade é constituida por um conjunto de estratos que contêm rochas formadas durante determinado intervalo de tempo geológico.

Fazendo uma caracterização, igualmente sintética à que foi feita em "Unidades Bioestratigráficas", estas unidades são limitadas por superficies isócronas (superficies com a mesma idade) ,encontrando-se hierarquizadas sob uma subdivisão do tempo geológico.

Assim, seguem-se os vários tipos de unidades cronoestratigraficas:

*EONOTEMA*- unidade representativa de um Eon;

*ERATEMA*- unidade representativa de uma Era;

*SISTEMA*- unidade representativa de um Periodo;

*SÉRIE*- unidade representativa de uma Época;

*ANDAR*- unidade representativa de uma Idade.


Unidades Litodemicas
São massas rochosas que possuem características distintas de toda a outra rochas circundante. Corpos intrusivos (filões, por exemplo), zonas que sofreram acção tectónica possuindo deformações e metamorfismo no material rochoso, etc, são bons exemplos deste tipo de unidade, que pode ser delimitada e mapeada, do ponto de vista estratigrafico devido às suas caracteristicas distintivas.
Neste tipo de unidades diferenciam-se litodema, conjunto, superconjunto e complexo, sendo o litodema a unidade básica na classificação litodemica. O litodema inclui corpos igneos,e rochas deformadas e metamorfizadas por acções tectónicas. Além disso, esta unidade é cartografavel.


Unidades Aloestratigraficas
São unidades definidas por superficies de descontinuidade, permissiveis de serem cartografadas geologicamente. As unidades aloestratigraficas encontram-se, à semelhança de todas as outas,n hierarquizadas, diferenciando-se: alogrupos, aloformações e alomembros.

Referências Bibliográficas:

* Félix, José; Geologia 12. Porto:Porto Editora.2006;

* Vera Torres, Juan Antonio (1994); Estratigrafia, Principios y Métodos. Madrid:Editorial Rueda;

* Apontamentos Moodle: Joao Pais, UNL-( http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=132873 );

* Glossário Geológico- ( http://vsites.unb.br/ig/glossario/ );

* Wikipedia (Bioestratigrafia)- (http://es.wikipedia.org/wiki/Bioestratigraf%C3%ADa );









Nenhum comentário:

Postar um comentário